Nome científico: Orchid odontocidium Catatante
Impressionante híbrido intergenérico, suas hastes florais ascendentes podem ultrapassar 1 metro de altura facilmente e chamam à atenção de longe, em touceiras produzem mais de uma haste. Esta variedade de orquídea possui uma linda floração amarelo-alaranjado. Sua floração dura em torno de 45 dias quando bem cultivada. Esta espécie não possui perfume em sua flor.
Tamanho: Touceira adulta, pronta para florir. (Não enviamos com flor).
Planta de porte médio com bulbos de 6cm e folhas que chegam a 30cm de altura. A flor mede em torno de 5 cm de diâmetro. O nível de cultivo de uma Catatante é fácil, ou seja, é uma espécie ideal para apreciadores de orquídeas que estão à procura de espécies diferentes, de beleza extraordinária e certa facilidade para ser cultivada.
Esta variedade aprecia clima mais quente variando cerca de 13°C a 29°C. Isso com as variações de dia e noite. Acima dessas temperaturas elas também aguentam, porém, deve-se deixar sua área bem úmida para que ela não morra.
O cultivo desta espécie é bastante simples. Aprecia boa ventilação, umidade e muita luz indireta. O sol da manhã até as 11h é o ideal para esta espécie. O substrato ou musgo deve estar sempre úmido, porém nunca encharcado. O cultivo deve ser feito em vaso de plástico quando se está em locais mais secos e o de barro para locais com maior umidade. Recomendamos usar o substrato de xaxim de palha de coco, e colocar camadas de pedras, carvão, casca de pinus ou fibra de coco, o importante é não colocar um substrato que retenha água. Garanta que seu substrato cubra apenas a raiz. Cuide também na hora de regar, não regue por cima das flores. Essas orquídeas são suscetíveis a doenças causadas por fungos como a ferrugem, o que pode ser combatido com fungicidas específicos, sendo conveniente consultar um agrônomo. Regue duas vezes na semana em épocas mais quentes. E 1 vez na semana nas épocas frias. Regue preferencialmente pela manhã. Em épocas úmidas evitar regas frequentes. É importante evitar excesso de água quando as hastes florais começarem a aparecer, assim não perderá os botões. Faça a remoção das flores secas para dar maior força ao reflorescimento e assim a planta irá se manter num estado de saúde adequado. Recomendamos uma adubação orgânica. Pode ser utilizado fertilizantes próprios de orquídeas. Mas cuidado para não fertilizar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato. Quando o adubo é líquido e bem diluído pode ser adicionado a cada 15 dias. E se for sólido: a cada 3 ou 4 meses.
ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas sem vasos, plantas irá desenvasadas e bem acondicionadas.
*Imagem principal meramente ilustrativa equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo..